História da Dança Circular

Atualizado: 2 de Dez de 2019


A dança foi uma das primeiras formas de expressão do Homem, a primeira manifestação de comunicação através da linguagem gestual. Para o filósofo Sócrates (469-399 a.C.), a dança forma um cidadão completo, corpo, alma e espírito são beneficiados. Através dela conhecemos os conceitos, princípios, crenças e valores de uma determinada sociedade e neste aspecto a Dança Circular ocupa papel de destaque.


Pesquisadores já concluíram que a dança circular, ou de roda, é a mais antiga das artes e foi a matriz de todas as modalidades de danças conhecidas hoje. Acredita-se que foi uma das primeiras formas de expressão do homem primitivo que não sabendo falar, se movimentava batendo os pés e as mãos ritmicamente estabelecendo todo um código de sinais, gestos e expressões fisionômicas e corporais para se comunicar com sua tribo, para afastar inimigos, animais selvagens e se aquecer.


Em cavernas espalhadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, foram encontrados desenhos rupestres datados de 10000 a 8000 a.C, que representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta de animais e vestidas com suas peles. Essas danças primitivas, em sua maioria, eram executadas pelos homens e estavam diretament